domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cume de Aconcagua em 8h10

Chegamos lá em cima, esta é a expressão usado pelos espanhóis que frequentam o Aconcagua. Pois assim é em toda montanha, aproximação, aclimatação e ataque. Só não falamos do período de maturação e aí temos quase uma vida, um longo período de preparação. Por isso, expedições comerciais são um tema delicado. O cliente paga, treina seis meses, corre alguns quilometros e se diz pronto para a montanha.   
A nossa expedição durou 21 dias, fizemos cume no decimo nono dia, após duas tentativas. Foram cinco noites acima dos seis mil metros, tudo isso com prazer, sem sofrimento. Por que? Base no período de aclimatação foi a chave para esta e qualquer montanha. Subimos leves e algumas vezes pesados, dormimos em quase todos os acampamentos do lado de Plaza Argentina, Falso Polacos. Transitamos pela montanha como se estivessemos na serra fina, construimos a base, tijolo por tijolo, não desafiamos nada, recuamos durante as tempestades, passo a passo e assim chegou a hora do cume. Quebramos a regra de um ataque noturno, já que não estavamos em um glaciar e que conheciamos bem a montanha, entao saimos às 07h30 com sol e chegamos ao cume às 15h50.
Helvecio Borges, amigo de encordada, obrigado.









8 comentários:

  1. Parabéns meu velho por mais esta conquista. Feliz em ouví-lo bem e feliz. Ao retornar a estrada te aguarda. Um grande abraço e boa viagem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando!
    Deve ser uma sensação incrível chegar lá!
    Beijo,
    Diane

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mestre!!!!!
    Estou aguardando as emoçoes da nossa viagem. Guardada as devidas proporções......
    Bj
    Claudia

    ResponderExcluir
  4. Boa Fernando. Recebi as últimas noticias pelo Helvécio, mas deixo aqui o meu abraço. Sensacional. Parabéns por mais esta conquista.
    Fico aguardando o cronograma de 2011.

    Márcio Jorge

    ResponderExcluir
  5. Meu prazer de ter alcançado o cume se iguala ao envaidecimento de receber um agradecimento de alguém com a experiência do Fernando. Foram 21 dias de pura curtição, durante os quais nos tornamos parte da montanha.
    Valeu parceiro!
    Helvécio

    ResponderExcluir
  6. Fernando, parabéns por mais essa conquista!
    Abs,
    Jorge - Negão

    ResponderExcluir
  7. Novamente parabéns Fernando!! como sempre "começar como velho e terminar como jovem".....mandaram bem, com aproveitamento dos dias disponíveis, tolerância com a montanha e equipe em alta (grande Helvécio)!! Chegarei lá um dia.....por colera, claro...rsrsrs Abr Anchovas

    ResponderExcluir
  8. Fantástico Fernando! Quero estar na próxima expedição! bjs,
    Ligia Maul

    ResponderExcluir